Cursos com Acesso 100 % GRATUITO! Certificado após Avaliação.

EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano

EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano;

Nas turmas de 5º ano, a habilidade EF05MA19 é trabalhada com o objetivo de desenvolver nos alunos a capacidade de resolver e elaborar problemas que envolvem medidas e grandezas. Durante as aulas, são abordados conteúdos relacionados ao comprimento, área, massa, tempo, temperatura, capacidade, transformações, unidades usuais, contextos socioculturais e sistema monetário. Essas habilidades são fundamentais para que os alunos compreendam e apliquem conceitos matemáticos no seu dia a dia, de forma contextualizada e significativa.

BNCC e EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano;

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a habilidade EF05MA19 tem como objetivo principal desenvolver a capacidade dos alunos de resolver e elaborar problemas envolvendo medidas e grandezas. Essa habilidade está diretamente relacionada ao campo de Experiências numéricas e espaciais, presente na área de Matemática.

Ao trabalhar com a habilidade EF05MA19, é possível promover o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para a resolução de problemas, o raciocínio lógico-matemático, a comunicação e a argumentação. Além disso, essa habilidade contribui para a formação de cidadãos capazes de utilizar conceitos matemáticos no seu cotidiano, em situações reais e desafiadoras.

Estratégias de Ensino sobre EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano

Para promover uma boa aula sobre a habilidade EF05MA19, é importante utilizar estratégias que favoreçam a participação ativa dos alunos e a construção do conhecimento de forma significativa. Algumas estratégias que podem ser utilizadas são:

1. Contextualização: Introduza o conteúdo relacionando-o com situações do cotidiano dos alunos. Demonstre como as medidas e grandezas estão presentes em diferentes contextos, como compras no supermercado, construções, entre outros.

2. Utilização de materiais concretos: Explore o uso de materiais manipulativos, como réguas, balanças, termômetros, entre outros, para que os alunos possam visualizar e realizar medições reais.

3. Resolução de problemas: Proponha problemas que envolvam medidas e grandezas, desafiando os alunos a encontrar soluções e justificar seus raciocínios. Incentive a troca de ideias e estratégias entre os alunos.

4. Jogos e atividades lúdicas: Utilize jogos educativos e atividades lúdicas que estimulem o raciocínio lógico-matemático. Eles ajudam a tornar o aprendizado mais divertido e envolvente.

5. Uso da tecnologia: Aproveite recursos tecnológicos, como aplicativos e softwares educativos, para explorar as medidas e grandezas de forma interativa. Isso pode deixar a aula mais dinâmica e atrativa para os alunos.

Plano de Aula sobre EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano

Objetivo

O objetivo deste plano de aula é desenvolver nos alunos a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvem medidas e grandezas, conforme a habilidade EF05MA19 da BNCC. Através de atividades práticas e contextualizadas, pretende-se que os alunos compreendam a importância das medidas no seu cotidiano e sejam capazes de utilizar corretamente as unidades de medida em diferentes situações.

Metodologia

1. Aquecimento: Inicie a aula fazendo perguntas aos alunos sobre situações cotidianas que envolvam medidas, como por exemplo, “Quanto mede a altura da porta da sala de aula?” ou “Quanto pesa um pacote de arroz?”.

2. Contextualização: Apresente aos alunos diferentes contextos em que as medidas e grandezas são utilizadas, como construções, receitas de culinária, compras no supermercado, entre outros. Estimule-os a refletir sobre a importância de saber fazer medições corretas.

3. Atividades práticas: Divida os alunos em grupos e proponha atividades em que eles tenham que utilizar diferentes unidades de medida para realizar medições. Por exemplo, pedir para medir o comprimento de um objeto utilizando uma régua, a capacidade de um recipiente utilizando um copo medidor, entre outros.

4. Resolução de problemas: Apresente aos alunos problemas que envolvam medidas e grandezas, desafiando-os a encontrar soluções. Estimule a troca de ideias e estratégias entre os grupos.

5. Avaliação: Faça uma atividade de avaliação individual para verificar o aprendizado dos alunos em relação à habilidade EF05MA19. Pode ser uma lista de exercícios ou um problema para resolver.

6. Fechamento: Encerre a aula fazendo uma reflexão com os alunos sobre a importância de saber utilizar corretamente as unidades de medida e como isso pode auxiliá-los em diversas situações do cotidiano.

Exercícios sobre EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano

Questão 01 – EF05MA19

Questão 01: Um objeto tem 25 cm de comprimento. Quanto isso representa em metros?

A) 0,25 m
B) 0,5 m
C) 2,5 m
D) 25 m

Questão 02 – EF05MA19

Um carro viaja a uma velocidade média de 90 km/h. Se ele percorrer 180 km, quanto tempo levará para chegar ao destino?

a) 1 hora

b) 2 horas

c) 3 horas

d) 4 horas

Questão 03 – EF05MA19

Se 2 litros de suco custam R$6, quanto custarão 5 litros do mesmo suco?

a) R$10

b) R$12.50

c) R$15

d) R$20

Questão 04 – EF05MA19

Em uma receita de bolo, a quantidade de farinha de trigo é diretamente proporcional ao número de bolos que você deseja fazer. Se para 2 bolos você precisa de 200g de farinha, quanto você precisaria para fazer 5 bolos?

a) 250g

b) 400g

c) 500g

d) 600g

Questão 05 – EF05MA19

Em um restaurante, um garçom serve 4 mesas em 20 minutos. Quantas mesas ele servirá em 1 hora?

a) 6 mesas

b) 12 mesas

c) 16 mesas

d) 20 mesas

Questão 06 – EF05MA19

Uma impressora leva 15 minutos para imprimir 30 páginas. Quantas páginas ela imprimirá em 1 hora?

a) 60 páginas

b) 90 páginas

c) 120 páginas

d) 150 páginas

Questão 07 – EF05MA19

Se 5 metros de tecido custam R$20, quanto custarão 12 metros do mesmo tecido?

a) R$48

b) R$52

c) R$60

d) R$72

Questão 08 – EF05MA19

Se 3 pacotes de arroz pesam 6 kg, qual será o peso de 9 pacotes do mesmo arroz?

a) 12 kg

b) 18 kg

c) 24 kg

d) 27 kg

Questão 09 – EF05MA19

Se um recipiente contém 2 litros de água, quantos mililitros de água ele contém?

a) 20 mL

b) 200 mL

c) 20000 mL

d) 2000 mL

Questão 10 – EF05MA19

Um pacote de farinha de trigo pesa 1,5 kg. Quantos gramas de farinha de trigo há nesse pacote?

EF05MA19

 

a) 15 g

b) 150 g

c) 1500 g

d) 15000 g

 

Questão 11 – EF05MA19

Se a temperatura de um forno é de 180°C e você a diminui em 40 graus Celsius, qual será a nova temperatura?

a) 120°C

b) 140°C

c) 160°C

d) 200°C

Questão 12 – EF05MA19

Que instrumento é mostrado na imagem e qual é a temperatura exibida nele

EF05MA19 1 e1698762471330

a) Termômetro 35,6°C

b)  Trena, 25°C

c) Termômetro, 36,6°C

d) Régua, 36,6°C

Gabarito:

Questão 01 – A) 0,25 m

Questão 02 – b) 2 horas

Questão 03 – c) R$15

Questão 04 – c) 500g

Questão 05 – b) 12 mesas

Questão 06 – c) 120 páginas

Questão 07 – a) R$48

Questão 08 – b) 18 kg

Questão 09 – d) 2000 mL

Questão 10 – c) 1500 g

Questão 11 – b) 140°C

Questão 12 – Termômetro, 36,6°C

Planilha Para Avaliações, Atividades e Exercícios

Sempre é importante acompanhar os resultados das avaliações, atividades e exercícios. E se você vai aplicar avaliações envolvendo EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano, a “Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares” é uma ferramenta que permite aos professores e educadores consolidar e analisar o desempenho dos alunos em avaliações escolares. Ela oferece recursos como a classificação dos alunos em níveis de aprendizagem, análise do desempenho por questão, identificação de descritores ou habilidades específicas, separação dos alunos por nível, geração de gráficos e análise dos itens de múltipla escolha.

A planilha facilita o acompanhamento, a tomada de decisões informadas e o monitoramento de metas. É destinada a profissionais da educação e pode ser adaptada de acordo com as necessidades. Aproveite e conheça nossa Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares.

Pacote de Slides

A fim de auxiliar no ensino da habilidade EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano, oferecemos um Pacote de Slides de Matemática para e 5º Ano. Esses slides são uma excelente ferramenta para apresentar os conteúdos de forma visualmente atrativa, tornando a aula mais dinâmica e interativa. Acesse nosso Pacote de Slides de Matemática – 4º e 5º Ano e potencialize seu ensino.

Cursos na área da educação

Se você está buscando por EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano, certamente é porque é profissional ou estudante na área da educação. De modo que constantemente precisa se atualizar e estudar sobre novos assuntos através de cursos. Os cursos em educação são uma estratégia inteligente para o aprimoramento profissional de professores e educadores. Além de adquirir conhecimentos atualizados e aprofundados, a obtenção do certificado apresenta uma série de vantagens valiosas:

– Prova de Títulos: O certificado funciona como uma prova sólida do comprometimento do educador com a busca por excelência no ensino.

– Horas Complementares: As horas dedicadas ao curso podem ser contabilizadas como horas complementares, enriquecendo o currículo do professor.

– Destaque Profissional: O acúmulo de horas complementares permite que o professor se destaque em processos de seleção e tenha mais oportunidades de progressão na carreira.
– Currículo Valorizado: Um currículo enriquecido por essas formações demonstra comprometimento com o aprendizado contínuo, tornando o profissional mais atraente para empregadores.
– Melhorias na Prática de Ensino: Além disso, o conhecimento adquirido nos cursos contribui diretamente para aprimorar as práticas de ensino, resultando em um melhor desempenho dos alunos.

Para conferir os cursos disponíveis, clique no link abaixo:

Cursos na Área da Educação

Didáticas para EF05MA19 5º Ano em Concursos

O objetivo deste post é melhorar cada vez mais sua aula de EF05MA19 5º Ano, para deixar a sua didática mais eficiente. E com isso ficar preparado para etapas em concursos ou seleções que exigem aulas práticas. É fato que muitos professores estão em sala de aula de forma temporária ou se são concursados pretendem fazer outros concursos. Talvez você que é professor de matemática das séries iniciais esteja estudando para concursos e seleções. Um bom método para estudo é resolver questões. Por isso, segue uma sugestão de material:

Milhares de Questões para Concursos de Professores

Você Precisa de Atividades Para Alfabetizar?

Nem todos os alunos do 5º ano acompanham o ritmo da turma. E certamente você é um(a) professor(a) que ensina todas as disciplinas. E sabe que os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem precisam de atenção especial em atividades de leitura, escrita e outras. E às vezes é preciso de uma atividade extra quando está ensinando  para os demais alunos. Para conhecer o pacote de atividades, clique no link abaixo:

Pacote de Atividades para Alfabetizar

Nosso Canal No Youtube

Não deixe de conferir nosso canal no Youtube, Desafios Matemáticos, onde disponibilizamos vídeos com conteúdos e dicas para auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar o canal, clique no link abaixo:

Desafios Matemáticos – Youtube

Convite Para Conhecer Outros Materiais

Por fim, convido você a conhecer nossa loja, onde temos uma variedade de materiais que podem auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar a loja, clique no link abaixo:

Nossa Loja

Posts Semelhantes:

EF05MA06 – Habilidade – Exercícios 5º Ano

EF05MA05 – Habilidade – Exercícios 5º Ano

EF05MA07 – Habilidade – Exercícios 5º Ano

EF05MA08 – Habilidade – Exercícios 5º Ano

 

Deixe um comentário

CURSOS ACESSO 100% GRATUITO

Cursos com certificados de 60, 80, 100, 120 e 160 Horas!

CURSOS COM CERTIFICADOS!

Válido em todo o Brasil! Útil para: Faculdades; Empregos; Currículos; Qualificação; Aperfeiçoamento, ...
SAIBA MAIS
Categorias

Participe do nosso grupo e receba atividades por e-mail!